builderall

Poka Yoke é um método de origem japonesa e que significa ?à prova de erros?. Trata-se de uma ferramenta de inspeção criada com o objetivo de prevenir falhas humanas e corrigir erros eventuais.

O conceito Poka yoke foi gerado e desenvolvido por Shigeo Shingo para o grupo Toyota. Consiste em simples procedimentos que eliminam as causas de possíveis não-conformidade, proporciona agilidade na execução de tarefas e ajuda a minimizar erros. Dessa forma, contribui para a segurança dos procedimentos e para a qualidade do produto final.

Tipos de Poka Yoke?

Existem 4 métodos de Poka Yoke que são amplamente utilizados em processos de produção:

PREVENÇÃO - eliminar de vez a causa geradora do erro.

DETECÇÃO - pode ser de controle e a de advertência .

- O controle tem como objetivo interromper o processo perante a ocorrência de um erro operacional obrigando sua resolução imediata por meio do combate a sua causa raiz.

- O de advertência possui como objetivo, advertir por meio de sinais visuais e/ou auditivos o surgimento do erro ? informando aos operários sobre sua origem de modo que uma prévia análise de contenção seja realizada.

VALOR FIXO - serve para assegurar que um número específico de movimentos tenha sido feito durante o processo .

ETAPAS - evitam falhas pela ordem de execução. Ele determina se todos os passos de uma operação estão sendo seguidos na ordem correta.

Exemplos de Poka Yoke de prevenção

Os Poka Yok es de prevenção podem ser comparados a:

My Image

Pen drive ? que possui uma ranhura específica de forma que o encaixe ocorra somente do lado correto.

My Image

Veículos- Um carro equipado com uma transmissão automática, que tem um interruptor que exige que o carro esteja em "Park" ou "Neutro" antes de poder dar partida (algumas transmissões automáticas exigem que o pedal do freio seja pressionado também).Eles servem como restrições de modelagem de comportamento, já que a ação de "carro em estacionamento (ou neutro)" ou "acionamento do pedal da embreagem / freio" deve ser executada antes que o carro dê a partida.O requisito de um pedal de freio pressionado para mudar a maioria dos carros com transmissão automática de "Park" para qualquer outra marcha é outro exemplo de aplicação de poka yoke.

A ideia central é que com o tempo, o comportamento do motorista é adaptado com os requisitos por repetição e hábito.

Exemplos de Poka Yoke de Detecção

My Image

Análise de imagem e objeto reconhecimento de falhas

Um modelo Poke Yoke que consiste em um módulo para aquisição de imagens, ?Usa a imagem tirada de uma câmera de vídeo comum, como as usadas em segurança. A imagem é adquirida, convertida em formato digital, depois processado e convertido em uma matriz binária (imagem monocromática). A matriz monocromática atinge a entrada da memória associativa, capaz não apenas de identificar uma falha, mas classificar o tipo de falha.

Exemplos de Poka Yoke de Valor Fixo

My Image

Shigeo Shingo utilizou esse tipo de Poka Yoke na Toyota após várias reclamações semelhantes sobre uma peça que estava faltando em um carro.

Ele colocou em uma bandeja todas as peças que deveriam ser colocadas no carro durante a montagem. Se, no final, estivesse sobrando alguma peça na bandeja, significaria que algo estava errado.

Assim, o carro não sairia incompleto da fábrica e sujeito a reclamações dos compradores.

Exemplos de Poka Yoke de Etapas

My Image

Um bom exemplo de Poka Yoke no dia a dia, um Poke Yoke de Etapas, pode ser observado no simples ato de ligar o carro.

Se você não seguir todas etapas na ordem certa (Sentar no banco do motorista, deixar o carro em ponto morto (desengatando ou pisando na embreagem), inserir a chave e girar a chave, não será possível ligar o carro.

Inovação em processos produtivos, não geram, necessariamente, impacto no produto final, mas produzem benefícios no processo de produção, aumentando a produtividade e/ou qualidade do produto final e redução de custos.

Quer evoluir ainda mais o seu nível de conhecimento? Conheça o nosso curso de Fundamentos do Lean Six Sigma.

Conhece alguém que também gostaria de acelerar a carreira? Não deixe de convidá-lo, clique aqui para saber mais!