1ª causa de estoque ? Incerteza (Estoque de segurança)
Se eu tenho incerteza, não tem jeito, eu preciso ter estoque.
2ª Causa de estoque ? Tempo de reposição (estoque de fluxo)
Se meu fornecedor leva 2 semanas para entregar meu estoque, eu vou ter que ter 2 semanas de estoque no momento em que eu peço (minhas instalações ou já encomendado).
Se eu não tiver esse estoque, o meu sistema irá parar.
Esse é o chamado estoque de fluxo, que pode ser em um processo, em trânsito entre fornecedores e a fábrica ou ainda entre a fábrica e os distribuidores.
A sua função é não deixar o sistema parar, viabilizando a operação do sistema produtivo.
3ª Causa de estoque ? economia de escala (estoque de ciclo)
Ainda que eu viva em um mundo sem incerteza e sem tempo de reposição, ou seja, um mundo paradisíaco, ainda posso precisar de estoque.
Para economizar na produção e distribuição, alguns produtos só são negociados em lote. Por exemplo, você não consegue comprar apenas um rolo de papel higiênico, o mínimo do mercado é um pacote com 4 unidades. A mesma coisa acontece com cigarros, onde a compra mínima é um pacote com 20 unidades.
O objetivo deste tipo de estoque é reduzir custos. Podendo ser redução de custos de energia e custo de transporte.
4ª Causa de estoque ? Demanda sazonal (estoque sazonal)
Ele existe para dar conta de uma demanda sazonal quando a nossa capacidade de produção em alguns momentos fica inferior a essa demanda.
A função dele é manter estável a minha capacidade ou manter estável o programa de produção. Ou seja, estabilização da capacidade de produção.
Fonte: nomus