1. Identificar todos os processos da empresa:
A organização é um somatório de processos como por exemplo: Marketing, vendas, produção, entrega, faturamento, cobrança, etc. Portanto, o primeiro passo é identificar todos os processos da empresa, sendo eles os processos principais (que tem relação com a entrega principal da empresa) e os processos de apoio (que dão suporte aos principais).
2. Tenha clara quais são as atividades de cada processo:
Todo processo tem suas atividades chaves a serem executadas, e é crucial ter claras quais são elas para que seja possível ter uma visão melhor desse processo como um todo.
3. Identifique as Entradas em sua abordagem de processos:
É crucial identificarmos quais são as entradas de cada processo. As entradas são materiais, informações e recursos que irão ?alimentar? as tarefas a serem executadas.
4. Tenha uma boa saída de suas tarefas, saiba ?passar o bastão? para os processos seguintes.
Na introdução desse post dissemos que para realizar uma abordagem de processos é necessário entender a interação entre eles, então é importantíssimo identificar quais são as saídas necessárias para promover a continuidade desse ciclo dentro da organização.
5. Identifique pessoas e conhecimentos necessários em sua abordagem de processos.
Por fim, a quinta dica para iniciar a abordagem de processos na sua empresa é mapear as pessoas e os conhecimentos necessários para executar cada processo de sua organização, quando encontrar falhas, crie um plano de desenvolvimento para corrigir essas questões como treinamentos e realização de cursos de capacitação nessas atividades.
Se este conteúdo te ajudou, #compartilhe e deixe as suas dúvidas nos comentários.
#ibgo #materiaisgratuitos #gestao #operacional #gestaointeligente #planejamento #planner #plannerdeacoes #plannerestrategico #estrategico #planejamentoestratégico