manufatura, lean, manufacturing
A manufatura enxuta ajuda a reduzir ou eliminar os 7 principais desperdícios da indústria. Confira a lista de melhorias:
1? Superprodução:
Desperdício de produzir além do necessário. Isso é ruim já que utiliza recursos desnecessariamente, aumentando os custos de produção e ainda pode gerar um excesso de estoque, que aumenta o custo de armazenamento.
2? Estoque:
O excesso de estoque significa dinheiro parado, já que muitas vezes as indústrias possuem um grande valor em estoque. Por isso o ideal é ter o mínimo de estoque possível para manter um bom fluxo de caixa e evitar ficar com dinheiro parado.
3? Defeitos:
Defeitos e não conformidades geram desperdício de material, mão de obra e dinheiro. Além disso, podem afetar a sua relação com seus clientes. É por isso que a manufatura enxuta reforça o compromisso com a qualidade e a importância de encontrar a causa raiz dos problemas.
4? Transporte:
Essa parte está ligada ao layout de produção e o tempo gasto no deslocamento dos produtos na sua fábrica.
Como essa atividade não agrega nenhum valor ao produto, é preciso otimizar ao máximo para reduzir o tempo de transporte.
5? Processamento:
Aqui estão as perdas com atividades desnecessárias durante o processo produtivo.
A manufatura enxuta é capaz de identificar essas falhas e então sua equipe poderá melhorar os processos e aumentar a produtividade.
6? Movimentação:
Aqui está o desperdício com movimentações desnecessárias, como o deslocamento dos trabalhadores e máquinas.
Com a manufatura enxuta você consegue identificar essas movimentações e então propor novas rotinas mais produtivas.
7? Espera:
Esse desperdício está quando um colaborador ou máquina precisa esperar para avançar na produção. Essa espera é um gargalo e deve ser reduzida o quanto antes.
Este post colaborou para aprimorar ainda mais seu conhecimento sobre o assunto? Compartilhe!