POR QUE OTIMIZAR O LEAD TIME?
Trata-se de um fator fundamental em dois aspectos que são muito relevantes para qualquer organização: a redução de desperdícios e o aumento da satisfação dos clientes. Especialmente em âmbito corporativo, tempo é dinheiro. Quando seus recursos ficam parados, diversos custos e despesas continuam sendo acumulados, como gastos com energia, aluguéis, salários de colaboradores, entre outros.
Isso sem falar que, normalmente, longos períodos de lead time internos sinalizam ineficiência na gestão dos processos. Empresas que operam dessa forma precisam de estoques maiores, o que gera perdas por imobilização de capital, além de inúmeros outros problemas na cadeia de suprimentos.
Já em relação aos clientes, qualquer demora além do esperado pode fazer com que eles mudem sua opção de compra futuramente. Em contrapartida, quando eles são surpreendidos e recebem o que compraram antes do prazo, isso gera uma percepção de valor maior, fazendo com que se fidelizem e se tornem promotores de sua marca.
Ou seja, entender quais são os leads times que fazem parte do contexto de suas operações e trabalhar para melhorar a produtividade de maneira racional e coordenada é algo que pode trazer grande impacto positivo às margens de lucro. É, sem dúvidas, um dos mais interessantes fatores de geração de diferenciais competitivos, o qual permite continuar crescendo no mercado.
#gestaooperacional #gestaoindustrial #industrial #gestao #operacional #operacoes #producao #leanmanufacturing #manufacturing #gestaodeprocessos #lean #pensamentolean #metodologialean #gestaolean #gestaoelideranca #planejamentoecontrole #mapeamentodeprocessos #qualidade #sixsigma #suprimentos #logistica